Woman sneezing due to hay fever allergy, which might be produced by pollen inhalation.

O que são alergias respiratórias e quais os sintomas?

O papel do sistema imunitário é proteger o corpo de vírus e bactérias. A febre dos fenos é causada pela sensibilização do sistema imunitário e por uma reação excessiva a uma substância inofensiva conhecida como alergénio. A febre dos fenos é extremamente comum, sendo que se pensa que 10 a 30% da população mundial sofre da mesma. O termo médico é rinite alérgica, significando simplesmente inflamação da membrana mucosa do nariz.

O que causa alergias como a febre dos fenos?

Allergies are caused when your body’s immune system wrongly identifies a harmless substance as dangerous. These substances – including pollen, dust mites, pet hair or saliva – trigger the production of immunoglobulin E antibodies (IgE antibodies). Allergies can also be caused by certain foods.

As alergias são causadas quando o sistema imunitário do seu corpo identifica erroneamente uma substância inofensiva como perigosa. Estas substâncias - incluindo pólen, névoa de pó, pêlo de animal de estimação ou saliva - desencadeiam a produção de anticorpos imunoglobulina E (anticorpos lgE).

Os anticorpos lgE ligam-se às células de defesa do corpo (conhecidas como mastócitos), o que desencadeia a libertação de substâncias químicas como a histamina, que fazem parte da resposta inflamatória do corpo. Estes químicos atuam sobre as células, nervos e vasos do nariz para produzir os sintomas típicos de uma alergia - espirros, comichão, congestão e um nariz a pingar.

Os alergénios existem em muitas formas diferentes, e incluem:

  1. Pólens de árvores, relva ou ervas daninhas;
  2. Ácaros do pó;
  3. Pêlo de animais;
  4. Pêlos de animais de estimação;
  5. Bolores;
  6. Certos alimentos;
The blue icon with a white flower

Pólen de flores

The blue icon with the white tree

Pólen das árvores

The blue icon with white dust mites

Ácaros

The blue icon with white paw

Pêlos de animais de estimação

The blue icon with a white house

Dentro de casa

The blue icon with white buildings

No exterior

Quais são os sintomas da febre dos fenos?

As pessoas com febre dos fenos podem começar a sentir sintomas apenas alguns minutos após respirarem uma substância causadora de alergia (alergénio), como esporos de bolor ou pólen. O sistema imunitário do corpo pode reagir com os seguintes sintomas comuns:

  1. Espirros;
  2. Nariz irritado;
  3. Nariz a pingar;
  4. Nariz entupido;
  5. Comichão na boca e garganta;
  6. Escorrimento pós-nasal (a sensação de muco a escorrer pela parte de trás da garganta);
  7. Olhos lacrimejantes, vermelhos ou doridos;
Woman with sunglasses smiling

Como posso reduzir o risco de sintomas de febre dos fenos?

Evitar os desencadeadores da sua alergia específica é uma parte importante da gestão da mesma. Uma das causas comuns da febre do feno é o pólen endémico. Por vezes é possível prevenir os sintomas da febre dos fenos, tomando precauções como, por exemplo:

  • Ficar dentro de casa quando a contagem de pólen é alta. Encontre fontes em linha respeitáveis que possam fornecer os últimos dados sobre a quantidade e o tipo de pólen no ar na sua área;
  • Tentar evitar caminhar em espaços verdes e abertos, particularmente durante a madrugada, o início da noite, e durante o corte de relva, quando a contagem de pólen é elevada;
  • Manter janelas e portas fechadas. Usar óculos de sol ou óculos para impedir que o pólen entre nos seus olhos quando está ao ar livre, e tomar um duche quando chega a casa para remover o pólen da sua pele;
  • Utilizar uma lavagem nasal para limpar as suas narinas de pó de pólen;

Como tratar da febre dos fenos?

Infelizmente não existe actualmente cura para a febre dos fenos ou outras alergias que afectem os olhos e o nariz. No entanto, a maioria das pessoas é capaz de aliviar os sintomas com diferentes tipos de tratamento de alergias. As opções de tratamento da febre dos fenos incluem anti-histamínicos e corticosteróides intranasais, e produtos de alívio dos sintomas:

  1. Anti-histamínicos: ajudam a combater os efeitos da histamina, o químico libertado no seu corpo quando ocorre uma reacção alérgica. Os anti-histamínicos são encontrados em gotas para os olhos, sprays nasais e, mais frequentemente, comprimidos orais e xarope.
  2. Corticosteróides intranasais: podem reduzir a inflamação do interior do nariz e reduzir significativamente a congestão nasal, bem como espirros, comichão e um nariz a pingar.
Man with confused facial expression